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ATENDIMENTO HUMANIZADO


Projeto Farol leva capacitação para servidores da DPEMT em Tangará da Serra

Esta é a primeira vez que o Projeto Farol vai ao interior de Mato Grosso; a proposta é que as palestras sejam realizadas em outros Núcleos da DPEMT além de Cuiabá e Várzea Grande.

Por Paulo Henrique Fanaia / Do local: Isabela Mercuri
12 de de 2025 - 18:45
Isabela Mercuri Projeto Farol leva capacitação para servidores da DPEMT em Tangará da Serra


Nesta quinta-feira (12), os servidores do Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em Tangará da Serra (241 km) participaram do curso de capacitação “Atendimento Humanizado: Práticas e Princípios Essenciais”, comandado pela Coordenadoria de Assuntos Interdisciplinares (Ctai), por meio do Projeto Farol.

Com a proposta de capacitar os servidores no momento de realizar atendimentos especializados voltados à comunidade LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas em situação de rua e mulheres em situação de violência, o encontro fomentou a troca de vivências entre os servidores e também simulou situações práticas para que os trabalhadores possam treinar a forma de melhor acolher os assistidos.

“A Defensoria Pública é um órgão onde as pessoas chegam cansadas, afinal, elas já receberam o ‘não’ de diversos setores da sociedade e lhes foi negado o atendimento algumas vezes. Esse momento é muito delicado, por isso é necessário que os servidores realizem esse acolhimento com paciência e de forma especializada”, afirma a psicóloga do Ctai, Claudenilde Lopes dos Santos.

Esta é a primeira vez que o Projeto Farol vai ao interior de Mato Grosso. A proposta é que as palestras sejam realizadas em outros Núcleos da DPEMT além de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos muito felizes por estar aqui em Tangará da Serra inaugurando a etapa do Projeto Farol nos Núcleos do interior. Nossa meta é atender os demais Núcleos da Defensoria Pública e levar a importância da capacitação e de escuta ao servidor, ao mesmo tempo em que acolhemos demandas que eles trazem”, conta a gerente da frente de assessoramento estratégico da DPEMT, Maria Angélica Rodrigues.

O defensor público do Núcleo de Tangará da Serra, Daniel Rodrigo de Souza Pinto, reconheceu a importância do Projeto para os servidores: “Estamos agradecidos pela equipe do Projeto Farol em ter vindo até o nosso Núcleo. Essas capacitações são importantes para mantermos esse diálogo e melhorarmos o atendimento aos assistidos. Os casos apresentados aqui são semelhantes aos enfrentados no nosso dia a dia e agora temos ferramentas para lidar melhor com cada situação”.