Notícias

DEFENSORIA ATÉ VOCÊ


Último mutirão de 2025 atende mais de 550 pessoas em Nossa Senhora do Livramento

No mesmo dia, a instituição realizou a posse popular das nove novas defensoras e defensores públicos

Por Paulo Henrique Fanaia
17 de de 2025 - 14:40
Isabela Mercuri Último mutirão de 2025 atende mais de 550 pessoas em Nossa Senhora do Livramento


A última edição do “Defensoria Até Você – Edição Quilombola” de 2025 realizou 582 atendimentos. Idealizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), o mutirão aconteceu no sábado (13), na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, na comunidade Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (55 km de Cuiabá). No mesmo dia, a instituição realizou a posse popular das nove novas defensoras e defensores públicos.

A posse popular é uma solenidade que tem como objetivo permitir que defensores recém-empossados exerçam a prática de atendimento jurídico de forma popular em mutirão. Ela oferece aos novos defensores uma oportunidade de vivenciar a realidade do trabalho fora dos gabinetes, promovendo a integração entre a Defensoria e a população, fortalecendo o compromisso da instituição com a sociedade.

“A posse popular é um dos momentos mais importantes para a Defensoria Pública, por isso ela é tão almejada não só pela comunidade, mas por todos nós da administração. O lugar onde devemos estar é onde o povo precisa, dentro dos territórios quilombolas, das aldeias indígenas, nos assentamentos, é onde está a população que muitas vezes não consegue sair da sua casa e ir até os nossos gabinetes. É muito importante que essas pessoas saibam que não importa onde eles estejam, não importa qual seja a dor, a Defensoria Pública vai te ouvir e vai buscar, de alguma forma, diminuir essas dores, porque é pra isso que nós existimos”, afirma a defensora pública-geral, Luziane Castro.

Neste mutirão foram prestados os serviços de orientação jurídica gratuita; confecção de declarações de hipossuficiência; alteração, regularização, inscrição e emissão de segunda via de CPF pela Receita Federal; emissão de segunda via da Carteira Nacional de Identidade; CadÚnico; serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); exames de DNA; doações de roupas e brinquedos; teste rápido e vacinas; serviços oftalmológicos; odontológicos; atendimento médico; e corte de cabelo.

Também foram realizadas doações de 600 peças de roupas e 300 brinquedos, beneficiando aproximadamente 240 quilombolas presentes.

Além da Defensoria Pública, participaram da ação o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Técnico-Científica do Estado de Mato Grosso (Politec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Receita Federal do Brasil (Receita Federal), Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.